SERVIÇO
 
CONTATO

Renata Campos
Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +55  15 3335-1422
Renata Campos

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup para receber os últimos press-releases e novidades.

2018-06-07 | Sorocaba

Uso de ferramentas incorretas pode prejudicar componentes industriais


  • Schaeffler dispõe de uma linha completa de ferramentais para a montagem e desmontagem dos rolamentos

O conhecimento do reparador é muito importante na hora de efetuar a manutenção de um equipamento, assim como a qualidade dos componentes e sua procedência. Porém, outro item bastante importante é a utilização de um ferramental correto. Muitas vezes, por não dispor do produto, ou por falta de conhecimento sobre a existência dele, o reparador tende a cometer alguns deslizes, colocando em risco a integridade do equipamento e até mesmo do operador.

“A Schaeffler dispõe de uma linha completa de ferramentas focadas na montagem e desmontagem de rolamentos. Isso tudo para assegurar a aplicação de torque correto e a não exposição dos produtos a condições desfavoráveis”, explica Antonio Campos, Chefe de Serviços Técnicos de Distribuição Industrial.

Além de promover um reparo mais ágil, as ferramentas possibilitam a redução do custo de manutenção, uma vez que, aplicada corretamente, o componente não tem a sua vida útil comprometida.

Ferramentas Schaeffler
Os extratores hidráulicos Puller-HYD facilitam a retirada de rolamentos maiores, com uma força de extração que vai de 40 kN a 400 kN. O produto, feito de aço cromo-molibdênio de alta qualidade, visa facilitar a desmontagem de rolamentos, engrenagens, buchas e outros componentes. A sua grande vantagem é a capacidade de adaptação da aplicação, já que o comprimento do curso pode ser ajustado através do adaptador incluso no fornecimento. Por exemplo, caso não haja espaço suficiente para três braços, o extrator pode ser simplesmente convertido em dois braços.

Já as placas extratoras tripartidas Puller-Trisection são utilizadas para a extração de rolamentos completos ou de anéis internos muito apertados. O produto é indicado para situações de montagem em que um extrator de três braços não pode ser utilizado para obter uma extração suave através do anel interno, onde não há ranhuras de extração ou quando os anéis do rolamento são largos e os braços não podem agarrar o anel interno. Com o uso da ferramenta correta é possível retirar os anéis e os rolamentos sem danos ao componente.

A Schaeffler ainda disponibiliza ao mercado as chaves de gancho duplo Locknut-Doublehook-Wrench, adequadas para a montagem de rolamentos autocompensadores de esferas de furo cônico. Elas são usadas para ajustar a folga interna radial desses rolamentos enquanto apertam as contraporcas, sem a necessidade de medição da folga interna radial ou deslocamento axial.

Outro grande aliado do reparado é o conjunto de ferramentas de montagem Fitting Tool ALU 10-50, que facilita a montagem de forma econômica de muitos rolamentos padrão e peças com furo cilíndrico, sendo adequado para rolamentos com diâmetro de furo de 10 mm a 50 mm. Neste caso, anéis de montagem, buchas de montagem e martelo, também podem ser requisitados como itens individuais. As dimensões da maleta de transporte são 437 mm 379 mm 130 mm.

Para adquirir qualquer um desses produtos, basta entrar em contato com um dos distribuidores Schaeffler, que podem ser localizados a partir do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 11 10 29.

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar