SERVIÇO
 
CONTATO

Renata Campos
Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +55  15 3335-1422
Renata Campos

2018-09-14 | Sorocaba

Novas tecnologias contribuem para o aumento da capacidade de carga e da vida útil das máquinas ferramentas nas indústrias


  • Altas temperaturas, lubrificação deficiente, entrada de contaminantes e desgaste de rolamentos interferem no desempenho e durabilidade das máquinas
  • Novas soluções tecnológicas têm sido lançadas para enfrentar o problema, como os Rolamentos de alta precisão para fusos (Spindle)

Um dos maiores desafios da indústria é aumentar a capacidade de carga e vida útil das máquinas ferramentas – retíficas, tornos, fresadoras e centros de usinagem – mesmo em condições extremas de uso. Vários fatores interferem no funcionamento dessas máquinas, como altas temperaturas, lubrificação deficiente, a entrada de contaminantes e, principalmente, o desgaste dos rolamentos.

É por isso que máquinas de vários segmentos industriais – geralmente indústrias metalúrgicas e mecânicas, mas também dos setores madeireiro, aeroespacial e automotivo – requerem rolamentos especiais com elevada precisão de giro e adequados a altas rotações.

Fornecedora global automotiva e industrial, a Schaeffler superou esse desafio ao desenvolver rolamentos para fusos (Spindle) de alta precisão, produzidos com um método de fabricação inovador, aço com alto nível de dureza, componentes de liga especiais e tratamento térmico diferenciado.

Com essa tecnologia inovadora, os rolamentos FAG para Spindle possuem componentes especiais em rolamentos de contato angular de esferas, nos quais o ângulo de contato, as tolerâncias e as execuções das gaiolas são diferenciados, proporcionando altas rotações com precisão de giro elevada.

Com essas características, não sofrem nenhuma transformação estrutural em altas temperaturas. Continuam a oferecer elevada capacidade de carga, permanecendo com suas dimensões estáveis durante um período de tempo extremamente longo mesmo quando expostos a cargas térmicas muito altas, como por exemplo a do calor gerado no fuso (Spindle) ou a provocada pela lubrificação deficiente.

A Schaeffler oferece ao mercado um portfólio com mais de 500 modelos diferentes de rolamentos para Spindle nas famílias B, HCB, HC, HCS, HS, HSS, N, NN, HCN. Para atender às diferentes solicitações de velocidade, os rolamentos possuem designs variados, inclusive híbridos, ou seja, compostos por anéis de aço e elementos rolantes de cerâmica. Também têm a vantagem de serem universais, permitindo a montagem em diversos arranjos, como X, O ou Tandem.

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar