2018-09-24 | Sorocaba

Projeto de mobilidade sustentável é ampliado na planta Schaeffler Sorocaba

• Enquanto o uso de bicicletas torna-se cada vez mais popular nas cidades, a Schaeffler tem adotado medidas simples para incentivar a mobilidade sustentável
  • O projeto Bike Schaeffler oferece aos colaboradores bicicletas compartilhadas, uma tendência global de mobilidade urbana, para que eles posssam se deslocar de forma mais rápida pela empresa

As cidades estão crescendo rapidamente em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a infraestrutura e o sistema de transporte precisam acompanhar esse ritmo de desenvolvimento, propondo soluções para a mobilidade pessoal sem deixar de proteger o meio ambiente. Na relação entre desenvolvimento urbano e mobilidade sustentável, a bicicleta compartilhada vem sendo adotada como forma de complementar à rede de transporte das grandes cidades, uma alternativa econômica e eficiente de atender à crescente demanda de locomoção rápida e limpa.

Enquanto a mobilidade urbana por bicicleta torna-se cada vez mais popular nas cidades, a Schaeffler, com sua estratégia global Mobility for tomorrow, tem adotado medidas simples para incentivar a mobilidade sustentável também na sua própria planta. Na Schaeffler Brasil, o Projeto Bike Schaeffler – lançado no início deste ano – foi tão bem recebido pelos colaboradores que recentemente foi ampliado: dezenas de bicicletas espalhadas em pontos estratégicos da planta de Sorocaba, facilitam a locomoção entre as alas da empresa e contribuem com a melhoria da saúde e qualidade de vida da equipe.

O Bike Schaeffler foi lançado em março, graças a uma ideia enviada pelos próprios colaboradores por meio do programa interno de sugestões, ideafactory, que visa justamente estimular a apresentação de melhorias em todas as áreas, desde saúde, segurança, produtividade, qualidade de vida, etc.

O projeto logo se tornou um sucesso, afinal a planta de Sorocaba é extensa e as bicicletas compartilhadas proporcionam agilidade no deslocamento. Pedalar pelas ruas internas, em meio às amplas áreas verdes existentes, passou a integrar o cenário da empresa e fazer parte da rotina dos colaboradores. Na planta da Schaeffler Brasil, há uma reserva de 139 mil m² com várias espécies de árvores nativas.
“A nossa estratégia global Mobility for tomorrow, desenvolve ações que contribuem para tornar o mundo mais limpo, seguro e inteligente, desenvolvendo tecnologias de ponta para veículos híbridos e elétricos com foco na mobilidade urbana do futuro, além de adotar iniciativas sugeridas pelos próprios colaboradores que contribuem com o maior bem-estar também no ambiente de trabalho“, destaca Marcos Antonio Zavanella, Presidente & CEO Schaeffler América do Sul.